top of page

Memórias

flores2.png

   A grande  pretensão da minha pesquisa (que originou o site ) são as memórias, as histórias porque um objeto não é nada sem seus significados, as  histórias e a sua inserção no contexto humano,  as lembranças e suas narrativas. Olhar para as pessoas , suas memórias, narrativas é se aproximar um pouco mais de cada pessoa, é aprender, é entender um pouco mais o outro. Olhar para um mundo além da nossa história, perceber as semelhanças e as  diferenças. É aprender  e conviver com contradições. E com certeza tudo isso é muito bonito.    São as pessoas que fazem os objetos terem o  significado, as bonecas  só podem ser pensadas a partir do ser humano, como uma produção fruto do trabalho de alguns,  das memórias  de outros e a humanização da boneca  é dada a partir das percepções  e significados do ser humano.

    Algumas das bonecas Susi  têm profunda relação com a minha infância, seja porque eu tive a boneca, ou porque me lembram de alguma forma a minha infância.  Outras trazem contextos nos quais percebo  formas de  representatividade. Algumas vou buscar histórias e memórias para contá-las. Tenho depositado o maior carinho  nesse projeto, sua memória é importante para compor a história oral nessa empreitada.

  Quero saber a sua memória, me conte. Não importa se você não tem mais a boneca.  Gostaria de ouvir a sua narrativa. Você pode colaborar  contando a sua  história.
 

  Para  colaborar entre em contato por meio do e-mail   bonecasmemoriasafetivas@gmail.com

clique nas imagens para vê-las em tamanho maior

Susi 1970
Baiana

flores2.png



Esta é a primeira Susi que faço o trabalho de preservação e cuidados.   Foi a primeira boneca que adquiri para o acervo. 
A renda do traje da Baiana não é do figurino original da Estrela, mas sim originário na vestimenta da   antiga  tutora da boneca.   Preservei, mesmo eu tendo a renda  da década de 60/70 ( que pertencia a minha avó e era bem próxima a roupa original da Estrela).  Porque a renda  que veio no traje da boneca  tem a memória  da  antiga tutora. Então, para mim esta memória vale muito mais do que ficar parecida com a da fábrica. A boneca saiu da caixa, participou de brincadeiras, do imaginário infantil de uma criança. E isto é lindo demais.  

Fiz algumas interferências, apenas nos acessórios, fiz alguns colares e o arranjo da cabeça que  serão melhorados, após  passar a fase crítica da pandemia e eu puder circular livremente garimpando os detalhes.Mas esta linda boneca com muitas histórias  que estava guardadinha, com muito cuidado,  em um armário carioca, hoje mora em outra  casa, em outro estado.E  faz parte de um pequeno acervo  de um projeto de memórias que começa a ser construído  e tem o sonho e pretensão entre outras , ter uma exposição real circulando por várias cidades, resgatando histórias e memórias de pessoas.A antiga detentora da boneca contou algumas histórias e  vai relatar as memórias em um vídeo (que estou no aguardo).

bottom of page