Meu Acervo
Esse é o meu acervo que está publicado de forma parcial, no momento apenas algumas bonecas dos anos 60. As publicações sobre as bonecas serão realizadas uma vez por semana.
O acervo é modesto sendo ainda em fase de construção, sempre de forma respeitosa, e repleta de muito carinho e cuidado. Aos poucos, cada peça foi adquirida por meio de compras e com meus recursos finaceiros.
A ideia é que ele cresça na representatividade e consiga trazer um recorte que nos faça refletir, imaginar e sonhar. Não é e nunca será " o maior e melhor acervo", até por que acervo (*) pode ser construído de diversas formas.
A minha pretensão maior são as mémórias, as histórias porque um objeto não é nada sem seus significados. histórias e a sua inserção no contexto humano. São as pessoas que fazem as peças terem o significado e a humanização é dada a partir das percepções humanas.
Algumas têm profunda relação com a minha infância, seja porque eu tive a boneca, ou porque me lembram de alguma forma a minha infância. Outras trazem contextos nos quais percebo formas de representatividade. Algumas vou buscar histórias e memórias para contá-las.
Eu tenho me esforçado em conseguir alguns exemplares para o projeto de pesquisa ( inclusive se você tem exemplares da Susi, de roupas, sapatinhos e quiser colaborar nessa construção: o e-mail de contato é bonecasmemoriasafetivas@gmail.com)
As bonecas que estão nessa seção são catalogadas e relacionadas em inventário.
As bonecas do acervo que estou construindo são apenas objetos do meu trabalhoe não estão à venda.
(*) A forma de construir acervo é peculiar (existem noções e discussões técnicas sobre acervo - particulares e públicos - colecionismo, coleção, museu, e questões de patrimônio em uma das seções desse site.) Nessa seção trago considerações a partir de critérios técnicos a partir de institutos e órgãos